terça-feira, 24 de agosto de 2010

A LEPRA DE NAAMÃ..



"PARA CURAR A NOSSA LEPRA QUE É O PECADO PRECISAMOS MERGULHAR DE CABEÇA NO RIO DA VIDA QUE É JESUS... NÃO APENAS SETE VEZES MAS A VIDA INTEIRA."

II Reis 5:01-19

V01. Naamã tinha um cargo um pouco elevado, confiavam nele uma certa liderança. Com o exercito do rei da Asiria, ele comandava e era respeitado, devido ter sido bem sucedido em algumas batalhas. Mas Naamã ficou leproso, e não podia trabalhar, liderar e nem vencer as batalhas porque os leprosos da época tinha que se afastar das pessoas isto deixou ele triste, creio eu, que talvez ele tivesse esperança em ser feliz, vencer, pois nesta época a lepra não tinha cura (na medicina). V02. As tropas de Naamã quando atacaram Israel levaram cativa uma menina que passou a ser escrava da esposa de Naamã, mas ele nem sabia que aquela criança seria um canal de Deus para transformar toda a sua vida. Acredito, que aquela menina, tinha projetos para o futuro, sonhos, queria constituir família, etc… Mas foi raptada pelas tropas de Naamã teve que viver em outra cidade longe de seus pais, de seus irmãos, de seus amigos, ter que viver em outros costumes, ouvir, comer, vestir e obedecer. Passar por coisas que talvez ela nunca imaginava, acontecer um dia.

Podemos observar que esta menina passava por algo que nós jamais queríamos passar algum dia, embora aquilo tudo tivesse um propósito, pois em Deus nada é pôr acaso, tudo tem um propósito. Ela talvez passasse pôr muitas criticas, devido a sua condição de serva (escrava) “Um servo não recebe favor, mas ordens”. Ela devia obediência, pois os escravos tinham que obedecer senão eram executados. Mas vemos aqui esta menina era uma escrava não fazia o que queria não ouvia o que queria. Talvez dormia em uma cama não tão confortável como a tua, morava longe de seus pais, vivia em outros costumes mas ela foi luz e fez a diferença naquela família, naquele ambiente. Muitas vezes nos passamos por pequenas dificuldades, algumas perseguições e talvez nem chegue aos pés da que esta menina passou, e então chutamos o balde, nos estressamos, e a família queremos abandonar, se é amigo queremos nos afastar, se é trabalho queremos pedir demissão se é na célula com o nossos discípulos ou nosso líder (pastor ou líder de célula) queremos sair da igreja, ou rede. Mas nós estamos neste lugar porque Deus permitiu, e Ele quer que sejamos luz ali, como esta menina, pois ela estava sendo uma luz ali; Deus quer que sejamos luz em nossa casa, na nossa célula, no trabalho e em todos os lugares que formos.

V03 Apesar de tudo que estava passando, ou sofrendo, ela ajudou Naamã. Falou para a esposa dele que existia um profeta em samaria que poderia cura-lo. A menina poderia dizer que Naamã estava sofrendo de lepra porque tinha raptado-a e Deus estava castigando-o, mas não, ela o ajudou Naamã deu credito naquilo que ela tinha falado para sua esposa, e então foi até o profeta.

V4 Como Naamã estava de baixo da autoridade, ele foi conversar com o seu senhor (o rei) para pedir a benção.

V5,6 O rei o abençoou, e escreveu uma carta ao rei de Israel pedindo-lhe que o curasse, pois rei da Síria achava que era alguns rei, ou líder que poderiam curar Naamã. Não sabendo que a cura não esta em nosso líder ou pastor, mas sim em Jesus.

V7 O rei de Israel indignou-se, pois pediram-lhe algo impossível que era curar Naamã. Nem tudo é obrigado a fazermos, isto é algumas pessoas ou lideres acham que somos obrigados a fazer tudo, mas existem coisas que só Deus pode fazer, não somos nós que vamos curar e sim Deus. Através de um canal que pode ser eu ou você. A mudança para país não está nas mãos do presidente mas em nossas orações a Deus.

V8 Aqui vemos Elizeu ele não era desses 007 ele anunciava que Deus agia através de sua vida, mostrava para as pessoas que ele fazia a diferença em Deus e que ele era um lider (um profeta). Elizeu pediu ao rei que envia se o homem a ele, pois saberia da existência de um profeta ali em Israel, precisamos mostrar e fazer a diferença para que as pessoas vejam que somos de Deus, Elizeu não só ficou na palavra mas teve atitude de homem de Deus devemos ter atitudes não só palavras.

V9 Naamã foi com seu servo até a casa de Elizeu, pois buscava a cura, e então foi no lugar certo, procurou em alguém de Deus.

V10 Elizeu mandou um dos seus mensageiros a Naamã, para dizer o que deveria ser feito. Então Elizeu disse. “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado.” Deus cura da maneira dele e não da nossa.

V11 Naamã ficou indignado, porque não aconteceu do jeito que ele queria que fosse. Muitas vezes nós ficamos indignados, porque. Deus não faz do jeito que queremos. Queremos muitas vezes que o pastor ou lider imponha a mão sobre nós e que ore e a unção caia sobre nós, pois desejamos viajar na unção, a nossa cura não está na unção e sim em Deus, não importa como a cura vai vir é do jeito de Deus. (Receba a unçãooo!!!)

V12 Naamã não gostou de Ter que mergulhar no rio Jordão, ele falava que existia rios bem melhores que o Jordão. ( O rio Jordão aqui representa Jesus em Isaias 53:2-3 onde nos fala que Jesus era desprezado pelas pessoas, e não possuía beleza, por isto era rejeitado) O rio Jordão é um rio sem beleza com águas um pouco sujas e por isto Naamã, disse que existia outros rios melhores que os rios de Israel. Outros lugares ou outros deuses podem ate parecer melhor que o caminho do Senhor Jesus, outros rios podem ter aparência bem melhor que o rio Jordão embora nenhum outro rio poderia curar Naamã só o Jordão.

V13 Os servos de Naamã intercederam por ele e convenceram lhe a ir até o Jordão e mergulhar sete vezes. Muitas das pessoas que estão no mundo Deus usa para nos ajudar.

V14 Naamã foi. Obedeceu o homem de Deus (Elizeu) e foi purificado e sua pele ficou como a de uma criança. A lepra aqui representa o pecado que deixava as pessoas afastadas da comunidade, a pessoa ficava cheia de feridas, com a pele toda deformada, toda sem aparência mas Naamã obedeceu a Elizeu mergulhou e ficou purificado de toda a lepra (pecado). Se nós não nos convertemos, e sermos como uma criança então não entraremos no Reino de Deus, pois uma criança é pura, amorosa e humilde. Temos que ser como elas, se quisermos entrar no Reino de Deus. A pele de Naamã tornou-se como a de uma criança, isto representa no Reino espiritual uma cura na alma. Jesus

Quer curar tanto na alma como no físico, então sejamos como uma criança.

V15 ao 18 Aqui nós vemos que Naamã foi curado e se converteu de seus caminhos de idolatria, de adoração a deuses estranhos. Creio eu que ele honrrou aquela menina, porque ela foi luz, pregou para aquela familia e Naamã ficou desejando a cura. Precisamos levar as pessoas a desejar a cura e procurar a Jesus serem como uma criança.

Mas irmãos mergulhem neste rio todos os dias, não só uma vez por ano, Naamã não mergulhou so uma, mas sete, que corresponde sete dias da semana, temos que mergulhar dia após dia e seremos purificados, seremos perfeitos como uma criança.

Autor: Roberto Silva do Canto

Nenhum comentário: