PALAVRA PASTORAL

A IMPORTÂNCIA DA FREQUÊNCIA NA IGREJA




Não podemos entender o progresso da igreja sem a freqüência dos crentes. Se a igreja é lugar de crescimento, quem lá não vai deixa de crescer.
È muito cômodo nos dias de cultos, permanecerem em casa, sem se importar com aquilo que precisa ser feito e realizado na igreja do Senhor.
Dizermos somos “Cristãos”, coberto pelo manto celeste, mais sem se dar conta do que o Senhor esta pedindo e operando na igreja.
Não basta ter um cartão de membro, participar das ceias e estar quite com a tesouraria da igreja (dízimos, ofertas e contribuições) é essencial se integrar no corpo do qual se é membro: aprender, ensinar, opinar, decidir enfim contribuir para a vida do corpo e seu bem estar.
É necessário atuar, participar e fortalecer, já que a igreja é força.
Na igreja se convive com amigos irmãos em Cristo, cultua-se a Deus, presta-se e recebe solidariedade. Igreja é lugar de todos participarem, é lugar de comunhão. se não há comunhão entre os irmão não e igreja.
Se não há Cristãos, ativos e compromissados com a obra, ela enfraquece, deixa de ser uma igreja forte e passa a sofrer varias afrontas do adversário, perdemos entre os irmãos o calor a alegria do convívio.
Se o crente não se sente disposto a freqüentar, se algo na igreja o aborrece se o convívio com os irmãos não está agradável, se os defeitos alheios sobressaem neste caso, será mais honesto e de um caráter de urgência pedir ajuda pastoral.
A falta de freqüência é a grande força do diabo contra a igreja do Senhor.
Mais para derrota de satanás e alegria da igreja sempre à um grupo assíduo, pode ser pequeno mais é a igreja em movimento.
Sem este grupo atuando, a igreja deixaria de ser igreja, desapareceria. Mais não é justo que se desfrute do privilégio cristão e que se deixe nos ombros dos outros os pequenos serviços, a obra que não se apresenta no púlpito (limpezas, organizações dos cultos, troca de lâmpada, concertos e reparos etc.) os não atuantes fazem questão de encontrar tudo em perfeito estado.
A igreja é lugar de cura de enfermidades - do corpo, da alma e do espírito. É lugar de perdão reconciliação e restauração. É também lugar de cultos, glorificação, adoração e gloria divina, Lugar de receber graça, sem graça divina, o crente não tem força para freqüentar.
A igreja é o hospital mais moderno da atualidade. Quem fica em casa, com certeza está enfermo e não vai ser curado.
Esta igreja “nossa igreja”, a igreja da qual fazemos parte é uma obra. Dela você precisa ser participante. Afinal ela é um corpo e você um Membro muito importante.

Que Deus o abençoe.





________________
Pr Givanildo Zorzal

......................................................................................................................................................................




"PORQUE SOU DIZIMISTA"
 





1. Sou Dizimista porque o Dízimo é Santo. Lv 27.30 Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor. 31 Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos, acrescentar-lhe-á a quinta parte. 32 Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor.

2. Sou Dizimista porque quero ser participante das grandes bênçãos. Ml 3.11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. 12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.

3. Sou Dizimista porque amo a obra de Deus na face da Terra. Ml 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

4. Sou Dizimista porque não quero ser amaldiçoado. Ml 3.9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.

5. Sou Dizimista porque Deus é dono de tudo. Sl 24. 1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.

6. Sou Dizimista porque eu mesmo vou goza-lo na casa de Deus. Dt 14.23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.

7. Sou Dizimista porque mais bem-aventurado é dar do que receber. At 20.35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.

8. Sou Dizimista porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Co 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.

9. Sou Dizimista porque tudo vem das Mãos de Deus. 1Cr 29.14 Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.

10. Sou Dizimista porque não sou avarento. 1 Tm 6. 10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores

11. Sou Dizimista porque meu rico tesouro está no céus. Mt 6.19-21 19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 Mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

12. Sou Dizimista porque tudo que peço recebo. Mt 7.7-9. 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?

13. Sou Dizimista porque obedeço a Deus. At 5.29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens. Pv 10. 22 A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma.

14. Sou Dizimista porque a benção de Deus é que enriquece. Pv 10:22 A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma.

15. Sou Dizimista porque para cada lei, Deus promete recompensa. Sl 19. 7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples

16. Sou Dizimista porque receberei de Deus com a mesma medida. Lc 6. 33 E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo

17. Sou Dizimista porque os pensamentos de Deus são mais altos que os meus. Is 55. 9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

18. Sou Dizimista porque Deus me escolheu e me nomeou. Jo 15. 16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

19. Sou Dizimista porque Deus diz: "Fazei prova de Mim" . Ml 3. 10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

20. Sou Dizimista porque minha descendência não vai mendigar o pão. Sl 37. 25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

21. Sou Dizimista porque meu salário não será posto em saco furado. Ag 1. 6 Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado.

22. Sou Dizimista porque é minha responsabilidade o sustento da igreja. Ml 3. 10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

23. Sou Dizimista porque quero ter a consciência tranqüila. 1Tm 1. 19 conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragando no tocante à fé;

24. Sou Dizimista porque tudo o que o homem plantar, isso ceifará. Gl 6. 7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

25. Sou Dizimista porque Deus suprirá todas as minhas necessidades. Fl 4. 19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.

Na verdade na nova aliança tudo o que é meu, não é meu, mas de DEUS, eu administro e aplico na obra.

Estudo adquirido a partir de www.estudosbiblicos.com



Ev.Luiz Henrique de Almeida Silva

RESUMO:

1-O que é Dízimo?

Corresponde à décima parte do que se arrecada.



2-Porque dar o Dízimo?

Não sei se a palavra certa seria dar, ou pagar, ou entregar, mas básicamente quando alguém sente o desejo de ajudar a obra de DEUS, reconhecendo em seus líderes pessoas que estão vivendo exclusivamente pela causa do mestre JESUS; levam sua contribuição ao templo ou congregação para que haja mantimento e suficientes fundos para as despesas na obra de DEUS.



3-Todos os membros biblicamente são obrigados a dar o Dízimo?

Ninguém é obrigado a dar o dízimo. O dízimo é uma opção de ajuda na obra de DEUS, devendo o dizimista ter em mente de que é apenas um mordomo de DEUS aqui na terra, aplicando seus rendimentos provindos de DEUS, na obra do próprio DEUS e não se esquecendo que tudo o que temos ou possuímos devemos ao próprio DEUS e devemos não só dar o dízimo, mas também ofertas para que o trabalho do Senhor não seja prejudicado e sempre possa progredir na evangelização dos povos.

" MAIS BEM-AVENTURADA COISA É DAR DO QUE RECEBER!" (JESUS)

"Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam" (Sl 24.1).

LEITURA BÍBLICA: I Tm 6.6-10

MORDOMIA CRISTÃ

Há uma grande diferença entre POSSE e MORDOMIA: Deus é o possuidor de todas as coisas (Gn 14.19-22; Sl 24.1; 50.1-12; 68.19; 89.11; Ag 2.8). Enquanto Mordomia implica que não somos donos; somos apenas mordomos responsáveis que devem prestar contas (Mt 25.14-30;

Lc 19.11-26). Temos diferentes relações entre dono-mordomo:

a) Vida, o que recebemos (Gn 1.27-28; At 17.25; Tg 1.17).

b) Tempo, o que nos foi outorgado (Pv 24.30-34); Sl 90:12).

c) Talentos, o que nos foi dado para usar (Mt 25.14-30).

d) Possessões, o que nos é confiado (Mt 6.19-21; Co 3.1- 2).

e) Finanças, o que ganhamos com o nosso trabalho (I Co 16.1-2).

Para sermos um bom mordomo são necessários os requisitos:

a) Fidelidade (I Co 4.1-2).

b) Disposição a receber ensino (Sl 27.11).

c) Desejo de servir as pessoas (Rm 12.10-13).

d) Um coração de servo (Gl 5.13).

e) Disposição para dar (Lc 6.38).

AS FINANÇAS

A questão financeira tem um tratamento bíblico bastante sério:

a) Os Evangelho contém mais advertências contra o dinheiro e seu mau uso do que contra qualquer outro assunto.

b) Um em cada seis versículos do N.T. faz alguma referência ao dinheiro.

c) Quase a metade das parábolas de Jesus tem alguma referência a dinheiro, especialmente advertência contra a cobiça.

d) Judas vendeu Cristo por dinheiro, que nunca chegou a usá-lo.

e) Satanás na cena da glória da igreja primitiva através do dinheiro, quando se vivia um ambiente de doação (At 5:1-10).

f) O pecado de "Simonia" refere-se a dinheiro e a tentar comprar os dons de Deus com ele (At 8:14-24).

g) Riqueza e tradição (Ap 13:16-18), são palavras ligadas ao poder de comprar e vender. Em si o dinheiro não é mau. É o amor ao dinheiro que é a raiz de todos os males (I Tm 6.7- 10).

DÍZIMOS E OFERTAS

As Escrituras dizem o seguinte sobre dízimos e ofertas:

a) Devemos trazer nossos dízimos e ofertas à tesouraria da casa de Deus (casa do tesouro, Ml 3.7- 12).

b) A casa de Deus é o lugar onde o povo de Deus é "alimentado".

O dízimo é para nossos dias? Sim, tanto no V.T. como no N.T. os participativos devem entregar o dízimo das suas rendas:

I ) O DÍZIMO ANTES DA LEI

a) Abraão (sob aliança, Gn 14:18-20).

b) Jacó (sob aliança, Gn 28:22).

II) O DÍZIMO SOB A LEI: Israel, aliança mosáica (Lv 27.30-33; Nm 18.20-24; 25-32).

III) O DÍZIMO SOB A GRAÇA: Jesus confirmou o dízimo. O dízimo não era da lei, mas antes da lei (Mt 23.33; Lc 11:42; 18.12; Hb 7.1-21).

"Roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos: Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento n a minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança" (Ml 3.8-10).

PRINCÍPIOS DO DAR



a) Dar-nos primeiramente ao Senhor (II Co 8.5).

b) Dar de boa vontade (II Co 8:3-12).

c) Dar com alegria (II Co 9:7).

d) Dar com generosidade, com liberalidade (II Co 8.2; 9.13).

e) Dar proporcionalmente (II Co 9.6; 8.14-15).

f) Dar regularmente (I Co 16.1-2).

g) Dar sistematicamente (II Co 9.7).

h)Dar com amor (II Co 8.24).

i) Dar com gratidão (II Co 9.11-12).

j) Dar como ministração ao Senhor e seus santos (II Co 9.12- 13).

DESTAQUE: O que dá pela LEI, dá por obrigação. O que dá por AMOR, dá por prazer. Louvado seja Deus.


CONCLUSÃO:

Hoje alguns grupos, até evangélicos, vivem uma verdadeira exploração das pessoas bem intencionadas, em relação ao dinheiro. Há denominações que administram bem os seus dízimos e ofertas, à estas que o tempo já demonstrou responsabilidade e compromisso com o Reino de Deus, são dignas de receberem os dízimos e ofertas de seus membros, porque neste caso está administrando o trabalho e a dignidade de vida de cada um. Sejamos dizimistas. 


......................................................................................................................................................................


CONHECENDO O VALOR DA ORAÇÃO...



O R A Ç Ã O




PRIMEIRA PARTE

EM NOME DE JESUS (Jo 16:23-26)

CONSIDERAÇÕES SOBRE ORAÇÃO:

A- PRIMEIRA ORAÇÃO NA BÍBLIA: Gn 4:26

B- DEUS OUVE AS ORAÇÕES: Sl 65:2

C- TEMOS A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO: Rm 8:26

D- TEMOS A AJUDA DE JESUS: Rm 8:34

E- AS NOSSAS ORAÇÕES CHEGAM AO CÉU: Ap 5:8

F- SOBEM PARA DEUS COM O INCENSO: Ap 8:34

G- FOI-NOS DADO ORDEM PARA ORARMOS: 1 Cr 16:11; Mc 13:33

H- QUANDO ORAR? TODO O TEMPO: Ef 6:18; 1 Ts 5:17

I- COM QUAL TIPO DE ORAÇÃO DEVEMOS ORAR? TODA: Ef 6:18

J- RESPOSTA PROMETIDA: Is 58:9; Lc 11:9

K- UMA FORMA DE ORAÇÃO: PÚBLICA, OU EM FAMÍLIA (ORAÇÃO DE CONCORDÂNCIA): Mt 18:19; At 1:14; At 4:24,37

L- CONDIÇÃO DE QUEM ORA:

*CONTRIÇÃO: 2Cr 7:14 *SINCERIDADE: Jr 29:13 *FÉ: Mc 11:24 *JUSTIÇA: Tg 5:16 *OBEDIÊNCIA:1Jo3.22

M- BREVIDADE NA ORAÇÃO: Ec 5:2; Mt 6:7

N- POSTURA OU POSIÇÃO NA ORAÇÃO

*EM PÉ: 1 RS 8:22; Lc 18:11

*ASSENTADO:At2:2

*AJOELHADO:Dn6:10;Lc22:41

*DEITADO:Is38:2;Sl4:4;Sl6:6

*PROSTRADO:Mt26:39;Js5:14

*INCLINADO:Ex4:31;Ex12:27;Ex34:8;1Rs18:42

O- OUTRA FORMA DE ORAÇÃO: SECRETA: Mt 6:6

P- ORAÇÃO PELA MANHÃ: Mc 1:35; Dn 6:10; Sl 55:17

Q- ORAÇÃO À TARDE: Dn 6:10; At 3:1; Sl 55:17

R- ORAÇÃO À NOITE: Lc 6:12; Dn 6:10; Sl 55:17

S- ORAÇÃO PÚBLICA DE JESUS: Lc 3:21

T- ORAÇÃO PERDOADORA: Mt 6: 14,15

U- TIPOS DE ORAÇÃO:

U.1- ARREPENDIMENTO:

(CONFISSÃO, CONTRIÇÃO) 2 Cr 6:27; 1 Jo 1:9; At 11:18; Jó 42:6; Ez 18:32; Mt 4:17; Lc 13:3,15:7

U.2- AGRADECIMENTO:

(AÇÃO DE GRAÇAS) Cl 3:15, 4:2; 1 Tm 2:1,2, 4:3,4; Ef 5:20; Fp 4:6; 2 Ts 1:3; Ap 7:12

U.3- LOUVOR:

(PELO QUE DEUS FEZ, FAZ E FARÁ) Sl 100:4; Sl 150:2,6; Sl 67:3; Hb 13:15; At 2:47; Ap 5:12, 19:5

U.4- ADORAÇÃO:

(PELO QUE DEUS É ) Sl 29:2; Ap 7:11,12; Jo 4:24; Sl 89:9; Sl 93 Todo. VEJA ADORAÇÃO

U.5- PETIÇÃO:

(PEDIDO POR SI MESMO, COM SÚPLICA) Tg 4:3; 1 Tm 2:1; Lc 11:9; Jo 15:7; Fp 4:6 VONTADE DEUS 1 Jo 5:14

U.6- ENTREGA:

(LANÇAMENTO, TRANSFERÊNCIA DE PROBLEMAS) Lc 23:46; At 4:34; 1 Pe 5:7

U.7- CONSAGRAÇÃO:

(A VONTADE DE DEUS É PERFEITA) Lc 22:42; At 4:29; 13:2

U.8- INTERCESSÃO:

(ORANDO PELOS OUTROS, COLOCANDO-SE NO LUGAR DE OUTREM, INDO A DEUS A FAVOR DE E RESISTINDO A SATANÁZ QUE ESTÁ CONTRA). É UM ENCONTRO COM DEUS E UM CONFRONTO COM SATANÁZ.

A intercessão é tão importante que DEUS quando vai fazer algo que influencie o quotidiano humano, ELE primeiro fala aos seus servos na terra para que estes intercedam para que aconteça, caso seja bom, ou intercedam para que não aconteça, caso seja mau. (2 Rs 24.2; Jr 25.4; Jn ) Amós 3.7 = Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Exemplo: Quando DEUS quis destruir Sodoma e Gomorra primeiro falou com Abraão (Gn 18.17), quando DEUS quis destruir o povo hebreu, primeiro falou com Moisés (Ex 32.9,10), Quando quis enviar libertação do cativeiro primeiro falou com Daniel (Dn 9.2), quando quis castigar o povo de Israel primeiro falou com seus profetas (Jr 7.25; 11.7; Jr 25.4; 26.5; 29.19; 35.15; 44.4). Quando quis mandar o salvador, primeiro falou com os profetas (Dt 18.15; At 28.25; Hb 1.1).

Note que ao pensar em destruir Sodoma e Gomorra, DEUS não se lembrou de Ló e sua família, mas de Abraão, porque Abraão era um Intercessor (Gn 19.29).

Quando nosso filho, ou filha, ou mãe, ou pai, ou marido, ou esposa, ou parente, ou amigo, ou conhecido, ou desconhecido, qualquer pessoa estiver em perigo, DEUS recorrerá a nós para orarmos intercedendo, isso se nós estivermos ali na brecha (Ez 22.30), para interceder, ou seja estivermos prontos para orar costumeiramente todos os dias em favor daqueles que precisam de nossas orações.

VEJA Lc 13.1-9 = É por isso que às vezes cai um avião, ou outra catástrofe acontece e escapa uma pessoa só, ela tinha um intercessor orando por ela e os outro não.



Ez 22.30 E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.

Is 53:12; Jo 17:9; Rm 8:34; Hb 7:25; 1 Tm 2:1; 1 Sm 19:4, 25:24; Fm 10; Jó 9:32-35; Is 62:6, 59:16;

Ez 22:30,31: SE NÃO TIVER INTERCESSOR A IGREJA FECHA

EXEMPLO DE ABRAHÃO: Gn 18:17, 19:29 – DE MOISÉS: Gn 32:10-14; 32:32, 33:18

OBS.: VEJA ESTUDO SOBRE DONS (DOM DE LÍNGUAS, QUEM ORA EM LÍNGUAS EDIFICA-SE A SI MESMO E PODE CHEGAR A SER USADO PELO ESPÍRITO SANTO NA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS.

JESUS É INTERCESSOR COMO HOMEM E COMO DEUS.

DEUS ESTÁ NA TERRA, DENTRO DE NÓS (ESPÍRITO SANTO); O HOMEM ESTÁ NO CÉU NUM CORPO DE HOMEM (GLORIFICADO. EM JESUS CRISTO, NOSSO INTERCESSOR)

SEGUNDA PARTE

Oração Pai-Nosso (Lc 11.1-4 E Mt 6.7-15 )

NA VERDADE JESUS NÃO NOS ENSINOU “O QUE ORAR”, E SIM “COMO ORAR”; PROIBINDO-NOS DE FICAR

REPETINDO SEMPRE A MESMA ORAÇÃO. (NOS EVANGELHOS AS ORAÇÕES PAI-NOSSO SÃO DIFERENTES)



LUCAS 11.1-4

1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. 2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; 3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;

4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, (mas livra-nos do mal.)



MATEUS 6.7-15

7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. 9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; 13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.

Filiação Divina Pai nosso que estás nos céus

Ó Deus, eu Te chamo Pai, Tu és meu pai. Mas agora, ó Senhor, Tu és meu Pai; eu sou o barro, e Tu o meu oleiro; O Espírito mesmo testifica com meu espírito que sou Teu filho, ó Deus; Recebi a Jesus, crendo no seu nome, pelo que me foi dado o poder de ser chamado filho de Deus; Graças Te dou, ó pai, porque enviaste Jesus para me resgatar a fim de que eu recebesse a adoção de filho. Pai justo, Pai santo, meu pai, dirijo-me a ti que estás nos céus, em teu trono de glória, entronizado entre os querubins.

Referências bíblicas: Is. 63:16; 64:8; Gl 4:4-7; Hb. 12:8,10; Dt. 32:6; Jo. 16:27; Tg. 1:17; Rm. 8:15-17,14; 2 Co 1:3,4; Ef. 1:3; 1 Jo 3:1,2; 2 Co 11:31; Fp 4:20

Exaltação ao nome de Deus Santificado seja o Teu nome

Bendito seja o Teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda bênção e louvor. Bendito seja o Teu Nome, desde agora e para sempre. Desde o teu nascimento de sol até a seu ocaso, há de ser louvado o Teu Nome. Seja Bendito o Teu Nome, ó Deus, para todo o sempre, porque são tuas a sabedoria e a força. Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e a tua verdade. O teu nome, ó senhor, subsiste para sempre; e a tua memória, ó Senhor por todas as gerações. E tudo o que há em mim, bendiz o teu santo nome.

Referências Bíblicas Ne 9:5b; Gn 1:1,26; Sl 71:22; Sl 113:2,3; Rm 8:29; Ex 3:14; Pv 18:10; Gn 49:24,25; Jr 3:10 ; Dt 28:58; Gn 15:1,2,8; Dt 10:17; Dn 2:2; Hb 13:8; 1 Cr 29:10; Sl 8:1; 72:17; Lv 20:7,8; Sl 138:2; Sl 75:1; 115:1; Sl 91:1; Jo 1:14; Sl 103:2; Dt 33:27

Estabelecimento do Reino de Deus Venha o Teu Reino

Venha o Teu reino, Tua soberania domínio e senhorio em todas as áreas da minha vida. Venha o Teu reino sobre minha família, minha cidade, meu Estado, meu País. Venha hoje o Teu reino na igreja e na vida de todos os homens. Porque o domínio pertence a Ti e reinas sobre as nações.

Teu Reino, Senhor, não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. Não consiste em palavras, mas em poder e este é o caminho que quero seguir. Pai, aguardo o dia quando unirei minha voz à de miríades, proclamando: O reino do mundo passou a ser do Senhor nosso e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos.

Referências Bíblicas Sl 145:11-13; Mt 6:33; Hb 12:28; Mt 6:10; Lc 17:21,22; 1 Jo 3:2,3 Amp.; Sl 22:28; Mt 5:3-11; Tt 2:11-13; Sl 103:19; Rm 14:17; Zc 14:5,9 ;Is 9:6,7; 1 Co 4:20; Ap. 11:16,17; Mt 4:17; Cl 1:12-14; 1Cr 29:11

Submissão Seja feita a Tua vontade, assim na terra como é no céu.

Pai, oro para que Tua vontade seja feita na minha vida, de um modo tão perfeito como ela é feita no Céu. Deleito-me em fazer tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o Teu bom Espírito por terreno plano.

Oro como Jesus: “Não se faça a minha vontade, mas a tua”, não importa qual seja, pois ela é sempre o melhor para minha vida. A minha comida é fazer a Tua vontade e realizar a obra que me confiaste. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; porque não procuro a minha vontade, mas a Tua.

Pois esta é a Tua vontade, que eu seja consagrado (separado e colocado á parte para uma vida pura e santa): que eu me abstenha de todo vicio sexual; que eu saiba como possuir (controlar dirigir) meu próprio corpo em consagração (pureza, separado das coisas profanas) e honra, não (para ser usado) em paixão e lascívia como os pagãos, que são ignorantes do verdadeiro Deus e não têm conhecimento da Sua Vontade.

Referências Bíblicas Mt 6:10; At 13:22; 1 Jo 2:17; Ef 1:4,5 Amp.; Sl 40:8; 143:10; Rm 8:26,27; 12:2; Cl 1:9 Amp; Lc 22:42; 1 Ts 4:3-5 Amp.; Fp 2:13;

Jo 4:34; 5:30; Sl 1:3,4 Amp.; Hb 13:20,21

Provisão “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”

Pai, tu és meu Deus Provedor, Jeová Jiré, pelo que supres liberalmente cada uma das minhas necessidades, de acordo com Tuas riquezas em glória em Cristo Jesus. Sou Teu amado e me dás o pão enquanto durmo. Dás mantimento aos que Te temem; Confesso que não ando ansioso quanto à minha vida, pelo que hei de comer, ou pelo que hei de beber; nem quanto ao meu corpo, pelo que hei de vestir. Olho para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajudam em celeiros; e Tu, meu Pai celeste, as alimenta. Não valho eu muito mais do que elas? Portanto não me inquieto, dizendo: Que hei de comer? Ou: Que hei de Beber? Ou: Com que hei de vestir? Porque Tu, meu pai celeste, sabes que preciso de Tudo isso. Meu Pão de cada dia me dás hoje.

Referências Bíblicas Fp 4:19; Ex 23:25; Mt 6:25,26,31,32; Sl 127:2; 111:5; 2 Co 9:10; Sl 34:10; Sl 145:15,16; Sl 146:5,7; Dt 28:1,4,8,12; Sl 37:25; Pv 10:3;

Dt 8:3

Perdão Pessoal “E perdoa-nos as nossas dívidas”

Pai, tenho experimentado Teu perdão em minha vida.Confesso-te meus pecados e Tu és fiel e justo para me perdoares os pecados e me purificares de toda a injustiça. Tu, Senhor, perdoas todas as minhas iniquidades e saras todas as minhas enfermidades. Pois me perdoaste a iniquidades e não Te lembraras mais dos meus pecados.

Referências Bíblicas Mt 6:12; Sl 139:23,24; Rm 4:7,8; 1 Jo 1:9; Sl 86:4,5; 103:1,3; 1 Jo 2:12; Sl 32:5; 19:12; Jr 31:34; Cl 1:14

Perdão a Outros (geral) “Assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores”

Pai de amor, tenho provado o Teu ilimitado perdão. Lançaste meus pecados nas profundezas do mar e deles não Te lembras mais. Tratas-me como se eu nunca tivesse pecado. De Ti recebo o espírito perdoador e libero o meu perdão a todos quanto me ofendem. De todo o coração perdôo o que peca contra mim. Recebo Tua palavra: “Antes sede bondosos para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros (pronta e livremente), como também Deus vos perdoou em Cristo. “ Suporto o meu irmão e o perdôo, assim como Jesus me perdoou. Amo meu próximo como a mim mesmo, e porque o amo, o perdôo, sabendo que o amor cobre uma multidão de pecados.

Referências Bíblicas Mt 6:12; Cl 3:13; Mc 12:31; Is 43:25; Mt 6:14,15 Amp.; 1 P 4:8; Mt 18:35; Mc 11:25,26; Mt 5:44,45,48; Ef 4:32; Mt 18:22; Nm 6:24-26

Proteção “Não nos deixes cair em tentação”

Pai reconheço que não me sobrevêm nenhum tentação, que não seja humana, mas Tu és fiel, e não deixarás que eu seja tentado acima do que possa resistir, antes com a tentação darme-ás também o escape, para que a possa suportar. Tu me sustentas, meu Deus. Andarei seguro pelo meu caminho, e não tropeçará o meu pé. Quando me deitar, não temerei: sim, deitar-me-ei e o meu sono será suave. Não temo o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier. Porque Tu, Senhor, serás a minha confiança, e guardarás os meus pés de serem presos. Não me deixarás cair em tentação.

Referências Bíblicas 1 Co 10:13; Tg. 1:12 Amp.; 1 Sm 2:9; Pv 4:11,12; Mt 26:41 Amp.; Pv 3:23-26; Tg 1:2-4,13; Sl 116:8; Ap. 3:10;

Libertação “Livra-nos do mal”

Nenhum mal; me sucederá, nem praga alguma chegará à minha tenda, porque aos Teus anjos darás ordem a meu respeito, para me guardarem em todos os meus caminhos. Eles me sustentarão nas suas mãos, para que eu não tropece em alguma pedra. Teu anjo, Senhor, acampa-se ao redor, pois temo a Ti, e me livras. Senhor, Tu me Livrarás também de toda a obra maligna, e me levarás salvo para o Teu reino celestial. A ti, glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Referências Bíblicas Gl 1:4,5; Sl 18:2; 2 Tm 4:18; Sl 91:3,10,12; Sl 34:7,17; 1 Ts 1:10; Sl 91:14,15; Sl 56:13

Exaltação “Porque Teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre. Amem”

Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a Tua glória. A ti, o único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo Nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre . Amem.

Referências Bíblicas Sl 57:5; 34:3; Sl 63:2; Sl 113:4; Sl 148:13; 1 Cr 29:10-13; 1 Cr 16:36; Sl 29:9; Is 25:1; Sl 72:18,19; Sl 92:2; Dn 2:20-22; Jd 25

Ajuda insejec@uol.com.br

Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUE ACONTECE QUANDO A IGREJA ORA?

(Pastor Geziel Gomes)

I. EXISTEM TRÊS TIPOS BÁSICOS DE ORAÇÃO

1. A oração individual, At 9.11

2. A oração em grupo, At 16.26

3. A oração coletiva, At 2.42

II. AS GRANDES VANTAGENS DA ORAÇÃO COLETIVA

1. Ela fortalece a união do povo de Deus

2. Ela multiplica a nossa fé

3. Ela tem garantias de pronta resposta, Mt 21.22

III. TIPOS DE oração QUE A IGREJA NUNCA DEVERIA FAZER

1. A oração sem fé - ela invalida a Palavra de Deus. Tg 1.6

2. A oração sem humildade - oração de revolta. oração ou afronta?

2.1 ela despreza a vontade de Deus, Mt 6.10

2.2 ela insulta a Deus

2.3 ela cega a mente do crente, impedindo de discernir a vontade de Deus,

Rm 8.28

3. A oração sem reverencia - ela afasta a presença de Deus

4. A oração sem temor e unção do Espírito.

IV. VOCÊ SABIA QUE DEIXAR DE ORAR É UM PECADO?

1. Leia I Samuel 12.23

2. Deixar de orar é pecado de desobediência, I Ts 5.17; Lc 18.1

3. Deixar de orar é um pecado de desprezo da alma para com Deus

4. Deixar de orar é um convite a viver em incredulidade

5. Deixar de orar é perder a chave que a abre o Celeiro de Deus

6. Deixar de orar é a maneira mais perfeita de afastar-se de Deus

7. Deixar de orar significa deixar de abastecer a alma com o gozo do Céu



V. QUE ACONTECE QUANDO A IGREJA DEIXA DE ORAR?



1. O povo de Deus começa a experimentar escassez, Mt 6.11

2. Muitos dentre o povo de Deus morrem prematuramente, II Cr 16.12,13

3. Muitos que estão prestes a morrer alcançam sua cura, Is 38.1

4. A Obra de Deus sofre e se debilita, II Cr 7.14

5. A salvação de almas pode ser reduzida

6. Se a Igreja deixa de orar, suas prioridades mudam (passatempos/piadas/tv/lazer)



VI. QUE ACONTECEU QUANDO A IGREJA PRIMITIVA OROU?



1. Aconteceu um grande Movimento, At 4.31



1.a na casa: Moveu-se o lugar em que estavam reunidos

1.b nos corações dos crentes: Todos foram cheios do espírito Santo

1.c na Cidade: Anunciavam com ousadia a palavra de Deus



2. Aconteceu um grande livramento, At 12.5-17



2.a Essa oração atraiu os anjos

2.b Essa oração cegou e imobilizou os guardas da prisão

2.c Essa oração abriu as portas do cárcere



3. Aconteceu um avivamento missionário



3.a Eles serviam, jejuavam e oravam

3.b O Senhor levantou os primeiros missionários

3c. A Obra missionária nunca mais terminou







A PRÁTICA NA ORAÇÃO:

1. Definição

A prática da oração é a arte de entrar no Santo dos Santos e de se colocar na presença do próprio Deus em espírito, por meio da fé, valendo-se do sacrifício de Cristo, e falar com Deus com toda liberdade por meio da palavra audível ou silenciosa.

Conforme esta definição, qual o pré-requisito para orar?

2. Resultados da oração

A oração é um instrumento pelo qual confessamos duas coisas ao mesmo tempo: a estreiteza de nossos recursos e a extrema largueza dos recursos de poder e do amor de Deus. A prática da oração é um dos mais extraordinários meios de graça de que o homem pode dispor.

Descubra nos textos três efeitos distintos da oração em nossa vida. Tome nota.

Fp 4.6-7 Mt 7.7-8 e Tg 5.16b

Tg 4.2-3, 1 Pe 3.7 e Pv 28.9

Podemos verificar que a oração produz resultados psicológicos (paz de espírito, tranqüilidade), espirituais (maior sentido de vida) e concretos (atendimento real do pedido feito).

3. Elementos da oração

A maior parte de nossas orações são de súplica. Não deveria ser assim. No contexto bíblico, a oração tem pelo menos seis elementos. Eles não precisam estar presentes numa única prece, mas devem ser lembrados sempre.

Descubra quais são esses elementos, verificando os textos indicados.

2 Cr 7.3 Sl 103.2

Sl 51.1-9 1 Sm 1.15

Tg 5.16 e Mt 5.44 Jr 33.3 e Mt 7.7

4. O sim e o não

Deus diz sim a muitas de nossas orações. É animador listar os sins de Deus nas orações contidas na história bíblica. Veja alguns exemplos. Escreva os nomes dos personagens e seus pedidos, de acordo com as referências.

Gn 25.21 Êx 2.23-25

Jz 13.8-9 2 Rs 20.5

Lc 1.13 At 10.4

Mas Deus diz não também a não poucas orações, mesmo que elas sejam proferidas por pessoas de caráter e de fé. Leia estes textos e anote da mesma maneira.

Dt 3.23-27 2 Sm 12.15-20

2 Co 12.7-9

5. Oração e ação

Lutero dizia: “É preciso orar como se todo trabalho fosse inútil e trabalhar como se todo orar fosse em vão”. É o que acontece do início ao fim do livro de Neemias. Você ficará impressionado ao procurar as passagens que descrevem como ele conciliava oração e ação (Ne 1.4; 2.4-5; 4.4-6; 4.9; 6.9 e assim por diante). Sublinhe o que encontrar em sua própria Bíblia e tire suas conclusões.

6. Freqüência da oração

Pense por um momento: Você ora todos os dias? Quantas vezes? Na hora de levantar e de deitar ou às refeições? Somente em caso de doença ou morte? Leia as passagens abaixo e anote os períodos de oração que elas sugerem.

Sl 55.17 e Dn 6.10 Lc 6.12

Ne 2.4 e Lc 22.44 1 Ts 5.17

Porque a oração é de grande importância e porque o homem é naturalmente indisciplinado, é bom que haja algum horário fixo de oração. O que não dispensa o “orai sem cessar”, que é a manutenção do espírito de oração em todos os momentos e circunstâncias, que caracteriza a nossa total dependência de Deus.

7. Sugestões

1) Antes de orar, pare e pense um pouco em Deus e seus atributos. Com certeza, você iniciará sua oração da maneira correta: com uma palavra de adoração que partirá do fundo da alma.

2) Lembre-se de que a oração não substitui a leitura da Bíblia. As duas práticas são essenciais para o seu crescimento na vida cristã. Sem a Bíblia, as orações podem tornar-se sem conteúdo, egoístas e até mesmo erradas (Tg 4.3).

3) Tente “balancear” suas orações com adoração, ações de graça, confissão, extravasamento, intercessão e súplica.

4) Peça sem constrangimento. Não é necessário substituir a súplica pelo louvor. É Deus quem abre a porta da oração e diz: “Pede-me”. Mas não peça apenas saúde, cura física, sucesso, prosperidade, felicidade. Ore por virtudes e valores espirituais. Insista até obter resposta.

5) Reserve horários especiais no dia para oração, sem deixar de aplicar o “orai sem cessar”.

8. Oração

Senhor Deus, obrigado por ter acesso a ti pela oração. Ensina-me a orar.

Ajuda-me a orar mais.

Amém.

Extraído Revista Ultimato 269 
........................................................................................................................................................................


CONTITUINDO UM LAR "CRISTÃO"



Voce gostaria de ter um lar cristão?

O que voce espera de um lar cristão?

Não ha nada mais importante neste mundo do que ter um lar cristão onde a palavra de DEUS rege pelos seus padrões morais e eticos, segundo a vontade do Senhor.

Ore pelos seus familiares, pois DEUS te ouvira e a o seu tempo respondera. Creia no senhor Jesus e sera salvo tu e tua casa (At 16.31).


Texto Biblico

Js 24.15 Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.


Introducão

Gl 2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.


I- O QUE É O LAR?


1-A Família, a base do lar

Gn 2.18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

2-O lar, a base da Sociedade

Mt 5.14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;

II- O LAR COMO EXTENCAO DA IGREJA

1-O que significa o vocabulo Igreja?

Mt 1618 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

At 9.31 Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava.

At 131 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.

At 20.20 como não me esquivei de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa, 21 testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus.

1 Co 1.2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Co 12.28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Hb 12.23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

2-O Lar, a extencao da Igreja.

At 12.12 Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam.

Rm 165 Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo.

Ef 5.22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. 33 Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.

III-A VIDA CRISTA NO LAR

1-O que e Vida Crista?

Mt 16.24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;

Os 6.3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.

Fl 3.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

2-Como Viver A Vida Crista No Lar?

Zc 4.6 Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.


Entre em http://www.armazemnadia.com.br/henrique/Familia.htm e veja Estudo sobre família.



VALOR DA ADORAÇÃO A DEUS NO LAR...

Pr. Elinaldo Renovato de Lima


INTRODUÇÃO

No Livro de Gênesis, Cap. 3 e no Salmo 128, encontramos o valor da adoração a Deus no lar. Deus deseja que, em cada lar, haja um ambiente espiritual que honre e glorifique o Seu nome.

A maioria dos pais crentes não têm percebido a necessidade da adoração no lar, imaginando que só a igreja local atende às necessidades espirituais de sua família. Mas isso é um engano. Meditemos um pouco no assunto.


I - Deus quer estar presente no lar

No primeiro lar, Deus estava presente.

• Deus visitava; Deus falava; Deus orientava o primeiro casal;

• Enquanto obedeceram à voz de Deus, havia um culto maravilhoso no lar edênico.

• Quando desobedeceram, Satanás prevaleceu.

• HOJE, acontece a mesma coisa: Deus no lar: Harmonia, paz, amor. Deus fora do lar: falta de amor, ciúmes, contendas , brigas; desunião.

II - Com Deus no lar, A família é feliz

l. O Pai de família é feliz(Sl 128.1)

• Ele teme a Deus e ANDA nos seus caminhos...

• Adora a Deus; reparte felicidade com os seus;

• É companheiro e amigo dos filhos e da esposa, ajudando-os a serem bons crentes;

• Ele ama a esposa e dá exemplo aos filhos;

• Tem cuidado e zelo pela família (Ver 1 Tm 5.8);

2. A Mãe, esposa e mulher é feliz(Sl 128.3a)

• Ela é comparada a uma ÁRVORE FRUTÍFERA:

• Dá fruto, dá sombra, dá abrigo, dá aconchego;

• A árvore precisa ser cuidada: amor, zelo, afeto, carinho;

• É diligente (Pv 31.27: é virtuosa (Pv 31.10-11);

• É admirada e elogiada pelo esposo e pelos filhos (Pv 31.28-29).

3. Os Filhos são abençoados(Sl 128 3b)

• São comparados a PLANTAS DE OLIVEIRAS:

• Dão fruto: Ver Gl 5.22-23;

• Dão azeite (unção do Espírito Santo);

• Dão sombra (amparo, abrigo contra o desconforto );

• As plantas precisam ser regadas, cuidadas: amor, cuidado, afeto, tempo, diálogo.

4. A Prosperidade no Lar Cristão(Sl 128.2; 4-6; Dt 28)

• Prosperidade em tudo (Sl 1.1-3);

• Bênção na cidade (Dt 28.3a); Bênção no campo (Dt 28.3b-4);

• Bênção na vida doméstica (Dt 28.5,8);

• Bênção dentro e fora de Casa (Dt 28.6; Sl 121.8);

• Bênção diante dos inimigos (Dt 28.7; Sl 23.5);

• Bênção na parte financeira (Dt 28.12).

III - A ADORAÇÃO A DEUS NO LAR É MANDAMENTO DE DEUS (Dt 11.18-21)

1. Os pais devem ter a palavra no coração(V. 18)

• Do coração procedem as saídas da vida (Pv 4.21-22);

• A boca fala do que o coração está cheio (Lc 6.45);

• "A morte e a vida estão no poder da língua" (Pv 18.21);

2. Os pais devem ter a palavra de Deus nas mãos(V. 18)

• As mãos devem ser usadas de acordo com a Palavra de Deus todos os dias;

• O toque das mãos pode conduzir bênçãos com a palavra. Jacó abençoou os netos, tocando neles (Gn 48.8-10;13-16).

3. Os pais devem ensinar a palavra cuidadosamente(V. 19)

• Ensinar assentado em casa(v 19);

• Ensinar andando pelo caminho;

• Ensinar durante o dia;

4. O valor do Culto Doméstico

4.1. Período

Deve ser feito diariamente: durante 10 a 15 minutos apenas;



4.2. Procidências

• Providências preliminares: reunir a família e mostrar a necessidade do culto doméstico.

4.3. Roteiro - pode variar

1) Cânticos de corinhos ou de hinos de que todos gostem;

2) Leitura de pequeno trecho da Bíblia: cada dia, um membro da família ler; ou todos lêem alternadamente os versículos (isso ajuda a participação maior);

3) Um Comentáriorápido e significativo pode ser feito, enfatizando os pontos, aplicando-os à vida da família;

4) Pedidos de Oração: cada um pede por seus problemas e pelos outros;

5) Oração: uma só, por um membro da família ou fazem oração um após outro;

4.4. Obstáculos

1) Desencontros dos horários da família: O pai trabalha em um horário; a mãe trabalha em outro; os filhos saem cedo para a escola; horários desencontrados;

2) Fadiga: o trabalho e os estudos em excesso conspiram contra o culto doméstico;

3) Pouca importancia: muitos passam horas e horas diante da TV, mas não encontram tempo para o culto doméstico.



TUDO ISSO DIFICULTA MAS NÃO DEVE SER USADO COMO DESCULPAS PARA A NÃO REALIZAÇÃO DO CULTO DOMÉSTICO. O Inimigo pode agir nessas coisas.

É PRECISO COLOCAR O CULTO DOMÉSTICO COMO PRIORIDADE NO LAR. SÓ TRAZ BÊNÇÃOS PARA A FAMÍLIA.

Os obstáculos podem ser vencidos com o Poder do Espírito Santo e o esforço de todos , principalmente dos líderes do lar (Pai e mãe). Há tempo para tudo (Ec 3.1); Podemos tudo naquele que nos fortalece (Fp 4.13).

CONCLUSÃO: A adoração a Deus no lar precisa ser valorizada. A avalanche de pecados que são jogados contra os lares, especialmente através da mídia (TV, rádio, literatura pornográfica, etc...) só pode ser derrotada com a família unida em torno do altar da adoração a Deus. É melhor desligar o altar da televisão e acender o ALTAR DA ADORAÇÃO.

PAI E MÃE: não dêem desculpas que agradem ao inimigo. REALIZEM O CULTO DOMÉSTICO COM SEUS FILHOS. Que Deus nos abençoe (Nm 6.24-26).

http://www.assembleiadedeus-rn.org.br/familia/port/index.htm excelentes estudos.

A Família, Depoimento Bíblico:

Gn 1.10 = E Viu DEUS Que Era Bom.

Gn 1.12 = E Viu DEUS Que Era Bom.

Gn 1.17 = E Viu DEUS Que Era Bom.

Gn 1.21 = E Viu DEUS Que Era Bom.

Gn 1.25 = E Viu DEUS Que Era Bom.

Gn 1.31 = E Viu DEUS Que Era Bom.

Gn 2.18 = Não è Bom Que o Homem Esteja Só.

"Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora (ajudadora, complemento) que lhe seja idônea. Então o Senhor fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu (Não foi Adão Que Procurou Pela Mulher, DEUS É Que Lhe Deu, Ele Estava Dormindo Enquanto DEUS Trabalhava.); tomou uma de suas costelas, e fechou o lugar com carne (Não Pegou Da Cabeça, Para Que A Mulher Não Mandasse No Marido; Não Pegou Do Pé, Para Que O Homem Não Pisasse Nela). E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne (Indica União, Mesma Essência.); chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher (Deixar Aqui É Sob Três Aspectos: Geográfico, Financeiro E Emocional.) , tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e não se envergonhavam”(Quem trouxe a idéia de errado ou vergonhoso no sexo foi o pecado.) (Gn. 2:18-25.). Lembre-se De Que DEUS Fez Uma Eva Para Um Adão, Se DEUS Quisesse Que A Mulher Ou O Homem Fossem Polígamos Faria Diferente.

1 - Assim como Deus fez de uma pessoa (Adão) duas pessoas (Eva, Ele quer fazer de duas pessoas uma (Gn. 2:24)).

2 - Jesus Cristo escolheu o casamento para representar o seu relacionamento com a Igreja (Ef. 5:22-32 I Pe. 3:7).

3 - Deus escolhe a família para trabalhar com o homem.

4 - Deus previa que o homem não conseguiria viver só, ou seja, não é auto-suficiente, por isso preparou-lhe uma auxiliadora, que lhe fosse idônea (Gn. 2:18 - ARA - esta palavra idônea traduzida do hebraico significa adequada, ou seja, uma mulher que iria se adequar a Adão, além de ser uma mulher respeitável e digna, uma auxiliadora).

5 - O homem e a mulher ao casarem-se devem deixar pai e mãe (Gn 2:24), ou seja, devem desvencilhar-se de tudo que possa impedir a comunhão perfeita entre o casal, tudo que seja obstáculo deve ser removido. Nada pode estar entre, ou separando o casal: seus familiares, preferências pessoais, trabalho, interesses, egoísmo, etc.

6 - O relacionamento entre o casal é um eterno crescimento, este processo de unidade entre marido e mulher é que vai dar estabilidade à família, vai estabelecer o respeito dos filhos pelos pais. Se o casal está dividido a autoridade é minada e enfraquecida (a casa dividida contra sí mesma cairá - Lc. 1:17).

7 - Deus quer que o casal seja unido a tal ponto que não haja brecha entre eles para Satanás operar.

8 - O segredo para um casamento feliz é a presença de Jesus no casamento (... "O cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade” Ec. 4:12 - Jesus é a terceira dobra ou nó que vai dar sustentação, solidez e garantia de permanência do casamento).

9 - Em Gn. 2:25 diz:... O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam:...

Que tipo de relacionamento era este:

a - Era uma relação onde não havia ódio, rancor, mágoa, ressentimento, amargura.

b - Era uma relação onde não havia medo, não havia ameaças, disputa pela liderança ou poder no relacionamento. Numa relação de medo não pode haver uma plena comunhão.

c - Era uma relação onde não havia culpa - A culpa e o medo andam juntos; o medo apareceu pela primeira vez depois que o homem e a mulher pecaram. (Gn. 2:6-10).

Qual é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher?

Existem quatro formas de amor (traduzido do grego):

1 - Eros: deus da sensualidade: amor físico e sexual (começa sempre com os olhos), donde surgem as palavras eróticas, erotismo. Ex: Filmes e revistas pornográficas (eróticas). Deve haver atração física entre o casal, mas não sensualidade.

2 - Phileo: é o amor ao próximo; é o amor filantrópico (filantrópico vem da palavra "phileo"); amor humanitário, altruísta, cívico e comunitário - Lc. 7:34. Deve haver amor de irmãos entre o casal, lembrando que a esposa é irmã em Cristo e companheira de salvação..

3 - Storge: amor familiar, amor romântico, amor conjugal. Ex: Amor entre esposo e esposa, pai e filhos, etc. Deve haver amor romântico entre o casal, não se esquecendo que uma rosa ou um presente pode mudar todo um relacionamento. A mulher dá muito valor às lembranças de datas como casamento, aniversário, dia que se conheceram, etc...

4 - Ágape: Amor Divino. É o amor de Deus derramado em nossos corações (Rm 5:5, I Jo. 4:8). É um amor que não conhece limites, é o amor desinteressado, que dá sem esperar recompensa - I Co. 13:4-7.

Este é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher. É o amor perfeito. Busquemos com fé e oração este amor!

NAMORO


É a fase do conhecimento para o casamento, é o início da procura de uma companheira. Não havendo sucesso no namoro, não haverá sucesso no casamento. Evite ficar namorando com diversas pessoas, escolha bem antes de namorar.

Quais são as cinco situações do solteiro?

1 -Celibato continente (castidade): permanecer solteiro, isento de fornicação ou qualquer outra prática sexual ilícita, a fim de viver para Deus e fazer a sua obra - Mt. 19:12. Ninguém nasce gay, mas alguns nascem sem interesse sexual e deve usar isso para se dedicar mais a DEUS e sua obra. Jesus falou sobre os eunucos. Mt 19.12

2 - Celibato incontinente: Permanecer solteiro, tornando-se profano, impuro e praticante do sexo ( I Co. 7:2 ).

3 - Casamento Feliz: felicidade não quer dizer ausência de problemas. Duas pessoas que têm Cristo como Senhor do casamento, podem desfrutar de um casamento feliz.

4 - Casamento infeliz: Quando Cristo não é o centro do casamento a tendência é a infelicidade conjugal.

5 - Solteirismo: é uma síndrome psíquica, decorrente do estacionamento do ser humano, na sua evolução afetiva, estacionamento esse ocorrido na faixa dos 3 aos 6 anos de idade.

Princípios para o Namoro:

1 - Basear o namoro nos princípios e propósitos de Deus.

2 - A prioridade no namoro deve ser a área espiritual, ou seja, a área espiritual vai controlar ou governar o relacionamento emocional e físico, controlando assim os desejos e pensamentos sexuais. Portanto todo jovem deve desenvolver a área espiritual, buscando a maturidade espiritual. Mantenha o pensamento cativo, ou preso na palavra de DEUS (2 Co 10.5)

3 - Ao começar o namoro, não coloque em 1º. Lugar o romance amoroso e sim a razão. Busque conselhos sábios a quem sabe e pode dar, cuidado com a imaturidade da juventude.

4 - Não namore para passar tempo; o namoro sem propósito é o mesmo que flerte (o flerte tende a continuar após o casamento).

5 - O descontrole de não poder ficar sem namorar: Há rapazes e moças que se não estiverem namorando ficam inquietos e descontrolados.

6 - Namoro Misto; é namorar um descrente. Quem namora um descrente, namora também com seus pecados, vícios, problemas morais e mundanismo.

Depoimento Bíblico:

“Não vos ponhais em julgo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão da luz com as trevas?”.

Que harmonia há entre Cristo e o Maligno? Ou que união do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus o os ídolos? (II Co. 6:14-16).

Tenha certeza que a pessoa com quem você vai casar-se é convertida.

Muitos crentes usam estas desculpas para poderem namorar um descrente:

1 - Estamos simplesmente namorando. Não temos a intenção de nos casar.

2 - Ele (a) não é crente, mas é legal.

3 - Nós temos muita coisa em comum.

4 - Eu disse a ele(a) que para namorar comigo, ele (a) deveria aceitar a Jesus e ele (a) aceitou.

5 - Ele(a) disse que nosso filhos poderão freqüentar a Igreja.

Conseqüências do namoro misto:

a - Desobediência à vontade de Deus.

b - Perigo de escolher o incrédulo, e deixar Deus.

c -Esfriamento espiritual, até o desvio dos caminhos do Senhor I Co. 10:12

7 - A permissividade no namoro:

O Amor do casal:

deve começar no namoro - no plano espiritual.

deve continuar no noivado - no plano social.

deve realizar-se no casamento - no plano físico.

Permissividade é o abuso da liberdade na área amorosa (Pv. 6:27-28; 20:21 I Co. 6:12, I Ts 4:3-4), muitos casais têm hoje problemas porque começaram seu namoro no plano físico.

Se há liberdade sexual no namoro, este relacionamento vive em conflito, gerando insegurança e desrespeito mútuo, minando a confiança, pois é um relacionamento baseado na culpa. Use sempre a palavra NÃO quando for necessário.

Quando há liberdade sexual no namoro, o jovem e a jovem são defraudados, ou seja, desperta-se neles um desejo sexual que não pode ser satisfeito dentro do plano de Deus.

8 - Cuidado com a atração sexual: não namore porque a pessoa lhe atrai fisicamente, não namore se não houver amor verdadeiro. 1Ts 4.3-6

9 - Cuidado com profecias sobre casamento.

10 - Procure nunca ficar a sós com a sua namorada (o). Esteja envolvido sempre com outros jovens da igreja. Planejem atividades em grupo.

11 - Cultive o hábito de sempre orar com sua namorada. O namoro deve ser a três: Namorado+ Namorada+Jesus Cristo.

12 - Procure durante o seu namoro estudar a Bíblia junto com seu namorado(a). Coloquem a Bíblia como regra de fé e prática.

13 - Procure ter comunicação franca e aberta com seu namorado(a), desenvolvendo fidelidade, honestidade e principalmente o perdão.

14 - Além do conhecimento bíblico, procure ler bons livros que tratam sobre namoro, noivado e casamento.

Conselho aos que pretendem se casar.

1 - Não te cases por riquezas, o dinheiro pode comprar uma casa, mas não pode comprar um lar.

2 - Não te cases só porque todos se casam - modismo.

3 - Não te cases com alguém doente de ciúme - o ciúme piora após o casamento.

4 - Não te case com alguém preguiçoso ou preguiçosa.

5 - Não te cases com incrédulo ou incrédula: É melhor ir para o céu sozinho do que para o inferno acompanhado. Ex: Cristã que casou com incrédulo.

6 - Não te cases sem a aprovação de Deus, das famílias envolvidas e da Igreja.

7 - Não te cases por causa da idade.

8 - Não te cases por causa de oportunidade.

9 - Não te cases sem amor total e mútuo.

Cinco perguntas para nelas meditar e levar a Deus em oração.

a - Devo ou não casar?

b - Quando devo casar? Maturidade e preparo espiritual.

c - Com quem devo casar? O casamento envolve aprovação das famílias, da igreja, de Deus e sua própria (Cl. 3:15ARA).

d - Estou preparado para casar? Situação sócio-econômica, moradia, etc.

e - Por que quero casar?

Rapaz quer casar para ter alguém que lhe faça as coisas.

Rapaz quer casar porque precisa de mulher.

- Ambos querem casar para terem liberdade, amparo, serem independentes, dar uma satisfação à sociedade.

- Cuidado! O lar será seu.

NOIVADO

Devemos pedir confirmação a Deus ao assumirmos um compromisso de noivado, pois este compromisso será feito diante dos familiares, da igreja e de Deus.

Quando um casal assume um compromisso de noivado devem lembrar-se que não estão casados ainda, por isso devem controlar suas emoções e paixões.

Os noivos não devem desenvolver o relacionamento físico, antes do casamento, pelo seguinte:

1 - Deus é contra; é fora dos padrões bíblicos o sexo pré-nupcial.

"Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: Que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo, em santificação e honra, não com desejo de lascívia ( impureza, sensualidade) como os gentios que não conhecem à Deus (I Ts 4:3-7)".

2 - O sexo pré-nupcial desvaloriza a pessoa: perde-se o respeito um para com o outro, mina a confiança, nasce um sentimento de culpa.

3 - O sexo pré-nupcial prejudica a vida matrimonial: A mulher por ter perdido a virgindade poderá sentir ressentimento do marido, podendo tornar-se agressiva. E o marido pode sentir-se culpado e frustrado, tornando-se passivo no relacionamento.

4 - O sexo pré-nupcial destorce o relacionamento.

Depois vão jogar no rosto um do outro isso.

O CASAMENTO FELIZ:

Não estamos falando de casamento perfeito, porque não existem no mundo duas pessoas perfeitas; sem falhas. O casamento feliz é uma relação de crescimento, é uma relação que está melhor a cada dia, hoje é melhor que ontem.

Quais são os propósitos divinos no casamento:

1 - Companheirismo e complementação mútua do casal (Gn 2:18, I Co. 11:9, 11).

2 - Satisfação amorosa e mútua do casal (Ec. 9:9).

3 - Propagação do gênero humano (Gn. 1:28).

4 - Preservação da pureza moral, na família e na sociedade (I Co. 7:2).

5 - Estabelecimento do Lar (Mt. 19:5).

6 - Ser um meio de falar de Cristo e da Sua igreja (Ef. 5:31-32). O casamento é a base da sociedade e da igreja.

Características para a felicidade conjugal

1 - Piedade dos cônjuges diante de Deus (Pv. 31:30) - vida santificada (I Co. 7:5-6) - Casamento cristocêntrico: o casal deve sempre orar juntos e não deixar de praticar diariamente o culto doméstico.

2 - Amor pleno e mútuo (Pv. 10:12) - o amor não é a causa única da felicidade conjugal, mas é a principal (I Co. 7:3, I Pe. 3:1, Ef. 5:22-25 e 28.3).

Uma esposa bem amada muito dificilmente deixa de responder à altura do amor que recebe.

3 - Vida Sexual equilibrada: É plano de Deus que o casal viva uma vida sexual abundante, gratificante e ajustada, mas dentro dos limites que a Palavra de Deus estabelece. Não fomos feitos para nos exceder, nós não fomos feitos para sermos criaturas sexocêntricas, Deus nos fez para sermos Cristocêntricos.

Não devemos esquecer que a nossa esposa ou esposo é também nossa irmã ou irmão em Cristo.

Assim sendo, nenhum homem tem o direito de abusar ou de escravizar o corpo de sua esposa, pelo que deve agir com moderação, consideração e respeito (I Pe. 3:7).

Depoimento Bíblico

Não vos priveis um do outro, salvo por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência (I Co. 7:4-5).

O marido não deve decidir se privar de relação sexual com sua mulher salvo por mútuo consentimento, o mesmo acontece com respeito à mulher. Ambos devem se lembrar que de acordo com a Bíblia, agora são "uma só carne”.

Portanto, o marido deve se colocar à disposição do prazer da sua esposa, assim como a mulher.

4 - Maturidade do casal: psíquica, social e espiritual.

Tem a ver com o nível de responsabilidade, como a pessoa aprende a reagir com as experiências. Um relacionamento imaturo redunda num desajustamento conjugal.

Características da Imaturidade:

1 - Egocentrismo: querer prevalecer suas idéias e pontos de vista, querer esta em evidência.

2 - Falta de autodisciplina: não assumir suas responsabilidades.

3 - Falta de autocontrole: não controlar suas emoções, sentimentos, vontades.

4 - Viver de sonhos: não agüentar e não aceitar a realidade: dificuldades financeiras, problemas, etc.

5 - Não admitir errar: não ter a humildade suficiente para reconhecer seus erros.

Características da Maturidade:

1 - Família como centro: buscar sempre aquilo que seja o melhor para a família.

2 - Assumir responsabilidades: saber que o esposo e a esposa têm responsabilidades, devendo assumi-las.

Responsabilidades do marido:

a - Posição de liderança: o marido é o cabeça da casa, da esposa; a mulher precisa aceitar a autoridade do marido, ser submissa. Porém o marido não pode ser autoritário, o seu modelo deve ser Jesus ( Ef. 5:23-25). Assim o marido deve cuidar da manutenção da família. ( I Tim. 5:8 ).

b - O Marido deve ser sacerdote do lar: O marido deve ser guia espiritual da família, devendo estabelecer na mente e coração de sua esposa e filhos a singular importância de ter o altar da família sempre em pé. Deve ser o marido responsável pela manutenção do culto doméstico diário ( Ef. 5:26 ).

c - O Marido deve amar a sua esposa: Quando ele ama a esposa, Deus tem liberdade para cirar nela o respeito por ele. O marido não deve poupar esforços no sentido de semear este amor, pois é um mandaamento bíblico. ( .. vós maridos, amai as vossas mulheres... - Ef. 5:25,28,29 ).O marido deve lembrar que quanto mais ele ama a sua esposa, mais a esposa responde a altura desse amor recebido, respeitando-o e tornando-se cada vez mais submissa.

d - Carregar os fardos dela: ajudá-la em todos os aspectos, lembrando-se que a mulher é mais sensível que o homem ( ... vaso mais fraco... I Pe. 3:7).

e - Ser compassivo: O homem deve ser misericordioso com a esposa, não deve ser dogmático, autoritário e obstinado, mas deve cultivar um espírito de mansidão e sensibilidade com a esposa.

f - Nunca usar linguagem agressiva: evitar gritarias, ira; mas ser compreensível e amigável.

g - Deve louvar sua esposa: nunca zombar da esposa na presença de outras pessoas.

Dt 6.5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.

Responsabilidades da esposa:

a - Ser submissa ( Ef. 5:22 ) : a submissão de uma mulher ao homem não é uma submissão cega e sim inteligente. O marido deve lembrar que a mulher tem o direito de pensar e expressar suas idéias diferentemente do marido.

A submissão é um profundo sentimento de confiança arraigado no coração da mulher, com respeito à soberania de Deus na vida do marido. Isto significa que antes da mulher ser submissa ao marido, ela deve dar prova de submissão ao Senhor. Quando, porém, uma decisão tem de ser tomada e existe uma diferença de opinião, a esposa deve reagir com uma atitude de cooperação aceitando a palavra final do marido, mas sempre colocando o problema e a decisão nas “mãos do Senhor, para que Ele possa confirmar ou direcionar melhor esta decisão”.

b - Auxiliadora (Gn. 2:20);

. no sentido afetivo: se entregar ao esposo com amor e inteireza de coração.

. no sentido social: conservar a imagem do marido como um homem de bem diante da igreja e da sociedade.

. no sentido profissional: ajudar o marido a superar as crises que possam advir nesta área da vida.

. no sentido espiritual: a esposa deve sempre orar pelo marido.

c - Deve respeitar o marido: respeito no relacionamento esposo-esposa implica obediência e sujeição. A esposa deve honrar o marido, reconhecendo e valorizando as boas qualidades do marido e também perdoando suas falhas e erros.

e - Deve ser fiel a seu marido: lealdade, firmeza nas afeições e sentimentos.

F - Deve ser virtuosa ( Pv. 31:10-31):

Qualidades da mulher virtuosa:

- Ela é laboriosa ou trabalhadeira (Pv. 31:13, 19,24)

. é ajuizada ( Pv. 31:16,18 )

. é forte e lutadora ( Pv. 31:17 )

. é boa dona de casa ( Pv. 31:15,21,27 )

. é sábia ( Pv. 31:26 )

. é boa mãe ( Pv. 31:28 )

. é boa esposa ( Pv. 31:11,12,23,28 )

. é temente à Deus ( Pv. 31:30 )

3 - Aceitar o seu esposo(a) como ele(a) é: incentivando a auto estima, valorizando os pontos positivos da personalidade do esposo(a).

4 - Admitir errar: reconhecer seus erros e limitações, buscando em Deus uma melhora. Perdoando as falhas passadas.

5 - Ajustamento conjugal: O marido e a mulher vieram de universos sociais totalmente diferentes, isto nunca deve ser esquecido. Deve o casal sempre lembrar-se destas palavras "errei", "desculpe-me", "perdoe-me", "obrigado", "eu te amo".

Tipos de maridos ou pais:

1 - Ditador: manda sozinho sem ouvir a opinião da esposa. Não dá satisfação de seus atos. É tirano, cruel.

2 - Teimoso: nunca admite que está errado. É infalível.

3 - Insensível: É frio, mau, torturador, ingrato, desprezador. É normalmente infiel.

4 - Silencioso: Este governa sem comunicação. Massacra com seu silêncio doentio.

5 - Explosivo: Dá "curto-circuito” num momento, mas logo passa a tempestade, governa pela força e ameaça, perdendo o respeito da esposa e dos filhos.

6 - Crítico: Vê sempre tudo errado.Acha que ninguém sabe fazer nada direito.

7 - Negligente: É gastador. Não se preocupa com o futuro da família.

8 - Indeciso: Não toma decisões. Dirigido pela esposa.

9 - Hipócrita: Fala bem da mulher e dos filhos na ausência, mas é hostil e briguento na presença.

10 - Ciumento (sem causa): É imaturo, desconfiado, inseguro.

11 - Ideal: Amoroso, provedor, protetor, piedoso, prudente, fiel, democrático ( ouve e pondera opiniões antes de agir ). Firme nas atitudes, ensina e cuida da Esposa, Filhos e da doutrina no Lar.

Tipos de Esposas ou Mães:

1 - Malcriada: Briguenta e respondona.

2 - Opiniosa: Só dá opiniões fora de hora.

3 - Punidora: Pune o marido e os filhos de várias maneiras.

4 - Fofoqueira: normalmente é preguiçosa.

5 - Irresponsável: Imatura.

6 - Pródiga: Gastadeira sem poder.

7 - Ciumenta (sem causa)

8 - Reclamadora: Insatisfeita.

9 - Nervosa: É agitada, gritadeira.

10 - Resignada: Desiludida.

11 - Parcial com os filhos.

12 - Ideal: Cuidadosa, piedosa, amorosa, caprichosa, trabalhadora, prudente, econômica, obediente, fiel, ensina e cuida do Esposo, Filhos e do Lar.