quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

LIDERANÇA- AUTORIDADE E SUBMISSÃO

Submissão é uma questão de coração, mas obediência é uma questão de conduta. Obediência diz respeito à atitude; submisso é uma questão do coração. A desobediência toca na santidade de Deus; a rebeldia toca no trono, na autoridade de Deus.

Importante: Devemos nos submeter sempre às autoridades, mas nem sempre temos que obedecê-las. Somente Deus é objeto de submissão ilimitada. Se a autoridade representativa dá uma ordem nitidamente contrária à ordem de Deus, ela deve ser desobedecida. Pois mais importa obedecer a Deus (At. 5.29)

Existe uma hierarquia de autoridade que segue a segunda ordem:
• A autoridade soberana de Deus;
• A autoridade da Bíblia;
• A autoridade de nossa consciência;
• A autoridade delegada.

Precisamos observar ainda os seguintes pontos:

 Toda a autoridade delegada tem um limite:
O líder quando recebe uma autoridade sobre algo ele está limitado àquilo para o que foi delegado.

 Nem toda autoridade é permanente:
Existem autoridades a quem nos submetemos momentaneamente, por força de contrato ou tarefa conjunta.

 Existe um tipo de autoridade basicamente funcional:
• Autoridade baseada na aptidão natural;
• Autoridade baseada na instrução;
• Autoridade baseada na experiência;
• Autoridade baseada na unção de Deus.


6 – Sinais de uma pessoa submissa.


Submissão não é apenas uma conduta, mas uma disposição do coração. Vejamos abaixo os sinais de uma pessoa submissa à autoridade.

 Procura autoridade aonde quer que vá:
Quem entende a importância da autoridade não se isola porque sabe que a cobertura é a proteção para sua vida. Quem é genuinamente submisso procura se submeter de coração e não apenas por obrigação.

 Tem entendimento correto da autoridade:
Quem sabe o que é autoridade, teme exercê-la, porque sabe que vai receber juízo mais severo de Deus. Na Bíblia vemos que Deus parece ter prazer em chamar aqueles que não estão buscando posição de liderança. Foi assim com Moisés, Arão, Abraão, Davi, os apóstolos e muitos outros; todos foram chamados pelo Senhor quando cuidavam de sua vida e não corriam atrás da fama.

 Torna-se muito sensível a rebeliões e à iniqüidade, pois sabe o quanto a rebelião contamina:
Uma pessoa submissa ao Senhor sabe o quanto a rebelião e a iniqüidade são terríveis abominações a Deus, além de conhecer o quanto contaminam pessoas e ambientes. Os verdadeiros submissos fogem destas coisas.

 Conseguem levar os outros à submissão:
Conhecemos a submissão de alguém pelas pessoas que andam com ele, por seus discípulos. A pessoa que diz que se submete a Deus e não se submete à autoridade delegada, está mentindo. Jesus falava com autoridade, pois ele vivia o que pregava

Nenhum comentário: