domingo, 26 de julho de 2009

VOCÊ É UM ATALAIA?





Atalaia era o nome dado à pessoa responsável por guardar a cidade. Ele ficava de sentinela durante o seu turno para avisar a qualquer momento sobre o perigo que poderia vir à cidade. O Senhor comparou a função de um atalaia com a que os seus profetas, apóstolos e membros do corpo de Cristo devem desenvolver com relação ao perigo que aqueles que ainda não nasceram de novo estão correndo a cada momento, pois podem ser ceifados pela morte e passarão a viver a eternidade no reino das trevas. Por esta razão, todos aqueles que já foram alcançados pelo evangelho da salvação, devem ser um atalaia sobre a vida dos seus familiares, vizinhos, amigos e outros, procurando avisá-los do perigo que estão correndo.
À luz da palavra do Senhor, em Ezequiel no capítulo 33, podemos ver a preocupação de Deus em levantar o profeta Ezequiel como um atalaia sobre Israel, para que o avisasse sobre o perigo que a nação estava correndo por causa do pecado por ela praticado. No entanto, o Senhor desejava restaurar todo o Israel, por isso, o profeta precisava avisá-lo.
Vejamos alguns detalhes importantes sobre a missão e a responsabilidade do atalaia:
a) Toca a trombeta de Deus
O atalaia ou o porta voz de Deus precisa ser sensível para poder ver quando Deus está enviando a Sua espada sobre a terra “Quando eu fizer vir a espada sobre a terra” (Ez.33:2). Esta sensibilidade deve ocorrer tanto na sua percepção quanto na sua audição, pois com os olhos espirituais abertos pode-se ver o que Deus está fazendo, e com os ouvidos espirituais desbloqueados, pode-se ouvir a orientação de Deus para nos livrar do juízo da Sua espada “Ele vir que a espada vem sobre a terra, e tocar a trombeta para avisar o povo” (Ez.33:3). Como podemos perceber o mensageiro de Deus precisa ouvir d’Ele a sua voz e crer que aquilo que foi dito, pelo Senhor, impreterivelmente ocorrerá, por isso é preciso avisar os que não estão prontos com urgência a fim de livrá-los do perigo que estão correndo. Como igreja dos primogênitos nesta geração, sabemos perfeitamente que o Senhor não quer que ninguém se perca, antes deseja que todos sejam salvos, por isso é de nossa inteira responsabilidade proclamar a redenção dos perdidos através da obra de Jesus lá na cruz. Esta é a trombeta que devemos tocar para os que estão perdidos em todas as partes.
b) Toca a trombeta como um aviso de Deus
O som da trombeta da salvação deve ser anunciado em todo o tempo a todas as pessoas. Paulo disse a Timóteo: “Convoco-te, pois, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre bem o teu ministério” (IITm.4:1-2,5). A proclamação da salvação por si mesma não garante que aqueles que ouviram a mensagem serão naturalmente salvos, mas torna-os conscientes da necessidade da vida eterna com Deus. Porém aqueles que ouvirem sobre a vida eterna no Reino de Deus e não valorizarem adequadamente a palavra que ouviram, certamente morrerão em seus pecados e não entrarão no Reino de Deus, eles serão os próprios responsáveis por sua condenação eterna “Então se alguém ouvir o som da trombeta, mas não se der por avisado, e vier a espada, e o tomar, o seu sangue será sobre sua própria cabeça” (Ez.33:4).
c) Toca a trombeta para livrar o ímpio
O Senhor nos constituiu em nossa geração como seus legítimos atalaias, por esta razão, devemos ser sensíveis para crer na existência da vida eterna sem Deus e saber que o desejo de Deus é desviar o homem deste futuro. No entanto, os instrumentos que Deus deseja usá-los para alcançar a humanidade somos nós, assim sendo, não podemos nos furtar desta tão nobre missão de proclamar a salvação para aqueles que estão escravizados pela força do pecado, tornando-se cada dia mais e mais cauterizados pelos enganos das trevas e, desta forma, insensíveis aos propósitos eternos de Deus. A missão de proclamar a redenção de Deus para esta geração é nossa. O corpo de Cristo estabelecido sobre a terra precisa levar a cabo esta responsabilidade “A ti, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lhes darás aviso da minha parte” (Ez.33:7). Na qualidade de cristãos neste tempo do fim, temos o dever de proclamar o
evangelho da salvação, a fim de que o ímpio possa ver o reino e entrar nele. O Senhor nos outorgou esta missão, pois ninguém que está tão próximo de nós poderá chegar diante do Senhor dizendo que não teve oportunidade de ouvir sobre a salvação “Mas se advertires o ímpio do seu caminho, para que eles se convertam, e ele não se converter morrerá na sua iniquidade, mas tu terás livrado a tua alma” (Ez.33:9).
d) Toca a trombeta para livrar a sua própria vida
A redenção dos eleitos de Deus é algo tão sério no reino espiritual que o Senhor chega a exortar os seus atalaias que se eles falharem no cumprimento da sua missão e algum eleito não ouvir a proclamação do evangelho da salvação e se perder, o Senhor cobrará dos seus atalaias a responsabilidade desta vida “Pois nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade... Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados segundo as riquezas da sua graça” (Ef.1:4-7). Como não está escrito na testa das pessoas que elas são as eleitas de Deus, devemos pregar a salvação eterna através de Jesus para todos os moradores da terra, pois desta forma quando a palavra alcança um eleito, gera vida no seu espírito humano e ele vem como membro individual para fazer parte do corpo de Cristo.
O porta voz de Deus deve ter em seu coração uma única preocupação, ou seja, a de realizar plenamente a vontade de Deus, assim como Jesus, nosso referencial maior, que declarou: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” (Jo.4:34). Sendo assim, devemos proclamar o evangelho da salvação a todas as pessoas sob pena de não fazermos e o Senhor requerer de nós o sangue dos eleitos que se perderam por nossa negligência “Mas se o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta para avisar o povo, e se a espada vier, e levar um vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue cobrarei da mão do atalaia” (Ez.33:6).
e) Toca a trombeta para anunciar o propósito de Deus
O atalaia de Deus deve cumprir a sua missão plenamente convicto da consciência de que está realizando a plena vontade de Deus. Sabemos que desde a queda do primeiro Adão, Deus tem sido implacável no propósito da redenção daqueles que caíram como conseqüência do pecado do primeiro homem criado. Por esta razão, o Senhor disse: “Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; porque morrereis, ó casa de Israel?” (Ez.33:11). O Senhor não está chamando de ímpio, neste contexto, os gentios, povos de outras nações, mas o povo hebreu que Ele mesmo escolheu como Seu povo. Perceba que na verdade o Senhor está usando o seu atalaia para chamar o seu povo ao arrependimento e a conversão. Este é um tempo em que o Senhor está chamando os seus filhos ao arrependimento e à conversão, sem desprezar a salvação daqueles que ainda não foram alcançados. Pois Deus disse a Abraão que os seus filhos seriam como as estrelas dos céus e como a areia do mar. Esta figura de linguagem é para nos mostrar que a herança de Deus é uma multidão de pessoas salvas, justas e retas que vão fazer parte do Seu Reino e trabalhar pela sua implantação sobre toda a terra, pois cremos totalmente no governo de Deus estabelecido nos justos e através deles sobre toda a terra “Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e possuirão o reino para todo o sempre, e de eternidade em eternidade” (Dn.7:18).


Autor:
Gutemberg Lopes Braga